quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Adão e Eva - Machado de Assis

A história aconteceu na Bahia, há muito tempo. D. Leonor, a dona da casa, reuniu alguns amigos à mesa. Dirigindo-se a um dos convidados, faz referência a um doce que iria ser servido. Logo o convidado quis saber de que doce se tratava. Então ela o chama de curioso. Inicia-se, assim, uma discussão sobre quem é mais curioso, o homem ou a mulher; e se a perda do paraíso era culpa de Adão ou de Eva. O juiz de fora, Veloso, que era inventor e sagaz, pede licença para contar a história de Adão e Eva, tendo a permissão do frei Bento, ele começa.
Segundo ele, o Mundo foi criado pelo diabo, cabendo a Deus ir consertando o que o primeiro fazia de errado. E assim, quando o tinhoso criou a treva, Deus veio e criou  a luz, e assim por diante. No sexto dia, foi criado o homem e logo em seguida a mulher, ambos sem alma e com instintos ruins. Deus entrou em ação, dando-lhes alma e sentimentos nobres, além de um jardim de delícias (o paraíso). E lá Adão e Eva passaram a viver livremente, e agradeceram a Deus por isso. Deus falou-lhes da árvore proibida e das consequências da desobediência.
O tinhoso ficou com ódio quando soube daquilo e mais ainda por não poder entrar no paraíso, onde tudo lhe era avesso. Assim, mandou a serpente para tentar o casal. Primeiramente tentou Eva, foi em vão. Nisso aproximou-se Adão, que também recusou as ofertas tentadoras da serpente. Esta, vendo que nada conseguiu, apressou-se e foi contar ao diabo. E Deus, vendo que Adão e Eva haviam sido obedientes, pediu a um anjo que descesse e os levasse aos céus como recompensa.
Assim, Veloso encerra sua história diante dos olhares âtonitos de todos. D Leonor dizia que Veloso os havia enganado com aquela história, que nada daquilo havia acontecido. Então Veloso admite que pode não ter acontecido, mas caso contrário, eles não estariam ali, à mesa, saboreando o doce anunciado.
Por: Laís Ketlen e Rafaela

9 comentários:

  1. Muito bom... Gostei do seu resumo!

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Luiza, que o resumo foi útil a você. Espero que volte a visitar o blog, e se possível recomende a seus amigos e colegas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. O que o autor quis dizer é que o paraíso é todo o lugar aqui na terra?

    ResponderExcluir
  4. Olá, Dilan.

    Como você pôde perceber, Machado de Assis, nesse conto, parodia a história bíblica contida em Gênesis, a criação do mundo, cujos protagonistas são Adão e Eva. Machado busca explicar o comportamento do homem, em meio a seus conflitos, suas tendências ao pecado, as falhas e os acertos. Veja que ao contrário do que vemos na Bíblia, na versão do narrador, quem criou o mundo foi o diabo, e Adão e Eva foram levados aos céus pelo Anjo, e não expulsos do Paraíso tendo que "pagar" pelo pecado cometido. Adão e Eva foram vítimas.
    A narrativa é repleta de ironias, marca registrada em Machado de Assis.O que o narrador quis dizer é que Adão e Eva não pecaram, pois não caíram em momento algum nas armadilhas do diabo. E ao serem levados aos céus, Deus delimita bem e mal; pecado e virtude. O que vemos hoje é uma mistura de tudo isso.
    Recomendo a leitura do conto na íntegra, pois há uma gama de possibilidades a serem "decifradas" nesse conto.

    ResponderExcluir
  5. quias as caracterias fisicas dos personagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você fizer uma pesquisa mais aprofundada do século em que se passa a história narrada, poderá perceber, ou caracterizar, esses personagens. Pela narração não é possível muitos detalhes físicos desses personagens, mas conhecendo o contexto histórico podemos nos aproximar disso. Ok?

      Excluir
  6. Respostas
    1. Quando você fala de roteiro, o que quer na verdade? Não entendi. Por gentileza, pode especificar melhor, para podermos ajudá-la?

      Excluir
  7. Olá Carol, você mesma, após leitura aprofundada do conto, pode montar um roteiro. É um trabalho bacana, ainda mais se feito em sala de aula com a ajuda do professor de língua portuguesa ou de literatura e dos colegas de turma. Fica, sem dúvida, um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir