quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A cartomante - Machado de Assis

O conto narra a historia de Vilela e Camilo, amigos de infância que se reencontram depois de muitos anos. Camilo, ainda solteiro, funcionário público, encontra Vilela, magistrado, casado com Rita. A partir do reencontro, Camilo passa a frequentar a casa de Vilela e, com a convivência, ficou mais próximo de Rita, com a qual passa a ter um caso.
Certo dia, Camilo recebe uma carta anônima, que o insultava e dizia que o caso dos dois já não era segredo. Camilo fica apavorado e decide ficar um tempo longe da casa do casal. 
Rita, por sua vez, vai consultar uma cartomante para saber o futuro daquela relação. A vidente diz a ela que estava tudo bem, que não se preocupasse. Assim, Camilo e Rita voltam a se encontrar.
Mas Camilo recebe um bilhete de Vilela pedindo que fosse com urgência a sua casa, pois precisava falar com ele. Camilo, temeroso de que Vilela tivesse descoberto o caso, fica desesperado. Lê e relê o bilhete várias vezes, tentando descobrir o que havia por trás daquelas palavras, que não saíam da sua cabeça.
Mesmo assim se dirige à casa do amigo; coincidentemente avista a casa da cartomante visitada por Rita. No fim, depois de tanto pensar, e contrariando todas as suas crenças, Camilo resolve entrar para uma consulta com a cartomante. Faz a consulta e sai radiante, ao ouvir que nada aconteceria a nenhum dos dois. Que o marido não desconfiava de nada e que ela o amava.
No caminho, pensa numa desculpa para dar ao amigo pela demora. Toda aquela nuvem negra havia sumido da cabeça de Camilo. Ao chegar, empurra a porta de ferro do jardim, sobe as escadas, bateu e logo aparece Vilela. Camilo pede desculpas por não ter ido mais cedo. Mas Vilela não responde e pede que entre. Camilo fica sem reação ao ver Rita morta no chão, momento em que Vilela o mata também. 
Por: Rodrigo Marinho e Francisco Marcelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário