quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O astrólogo - Machado de Assis


Custódio Marques,  almotacé
 (espécie de inspetor de pesos e medidas, que fixava preços de gêneros alimentícios) tinha 45 anos, morava com a filha, D. Esperança, e com a irmã, D. Joana da Purificação. Esse personagem gostava do que fazia, tanto é que, além de inspecionar o comércio, passou a inspecionar também a vida das pessoas, passando a saber de tudo o que acontecia nos lares alheios.
Um dia botou na cabeça que o juiz de fora tinha um caso, ntão passou a seguir o juiz onde quer que ele fosse.
Custódio tinha a intenção de casar a filha com o sobrinho do juiz, e ja tendo investigado a vida do rapaz, sabia que ele  não tinha nenhuma pretendente a vista. Mal sabia o almotacé que sua filha pensava em outro, no filho do boticário, Gervásio Mendes, com quem já namorava há quatro meses escondida do pai. 
Após investigar o juiz, descobriu que realmente ele tinha um caso com uma jovem viúva. E feliz pela descoberta, corre a casa do juiz para dizer que finalmente tinha descoberto sua aventura. Mas, para sua surpresa, ao chegar era o juiz que o esperava para lhe dar uma notícia: sua filha, d. Esperança, havia fugido com Gervásio Mendes.

Custódio Marques, tão preocupado com a vida alheia, acabou esquecendo a sua própria vida.

Por: Cleiciane

Nenhum comentário:

Postar um comentário