terça-feira, 4 de setembro de 2012

Sobre conto I

 O conto no Brasil
 "O conto surge no Brasil, nos primeiros séculos de colonização, difundido pelos portugueses, como narrativa oral. Assim o acervo dessa primitiva narrativa tem a mesma origem que a portuguesa; e ainda hoje circula entre o povo, principalmente nas regiões Norte-Nordeste, embora com variantes em que se cruzam influências africanas e indígenas. Via de regra, tais “contos” são chamados de estórias de Trancoso.
Como narrativa escrita, o conto aparece na literatura brasileira, na primeira metade do século XIX, no início do Romantismo. Escritos, segundo o modelo europeu, por intelectuais jornalistas e publicados em jornais e revistas (Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Salvador ...), esses primeiros textos conquistaram de imediato o público ledor e criaram a “febre do conto”. Joaquim Norberto, Álvares de Azevedo, Bernardo Guimarães, Casimiro de Abreu ... foram alguns dos romancistas e poetas românticos que se exercitaram no conto, mas sem ultrapassarem a mediania da escrita.
O primeiro grande contista brasileiro surge no final so século XIX, Já no período realista: Joaquim Maria Machado de Assis, também grande romancista, cuja obra não foi ultrpassada pelo tempo, mostrando-se hoje essencialmente contemporânea. Entre seus contos, destacam-se: O Alienista; Teoria do Medalhão; Missa do Galo; A Chinela Turca; A Cartomante; Uns Braços ...
Entre os contemporâneos de Machado de Assis, estão os contistas: Aluísio de Azevedo (Demónios, 1893), Artur de Azevedo (Contos Possíveis, 1889; Contos fora de moda, 1984; Contos Efêmeros, 1987; Contos Cariocas, 1928); Adelino Magalhães (Casos e Impressões, 1916; Visões, Cenas e Perfis, 1918; Tumulto da Vida,1920); Coelho Neto (Sertão, 1896; Apólogos, 1904; Água de Juventa, 1905; Treva, 1906; Banzo, 1993); Júlia Lopes de Almeida (Traços e Iluminuras, 1886 e Histórias da nossa Terra, 1907); Lima Barreto (Histórias e Sonhos, 1920) e Virgílio Várzea (Mares e Campos, 1894). "

Extraído do site E-Dicionário de Termos Literários.
http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=700&Itemid=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário